Página Principal da Junta Comercial do Rio Grande do Sul

Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2014
Horário de Atendimento: das 10h às 16h

Publicação: 18/10/2013 11:15:00
JUCERGS inova com novo sistema de Reserva de Nome Empresarial (Consulta de Viabilidade)

A partir do dia 21 de outubro, segunda-feira, será implantada na JUCERGS uma nova sistemática para preenchimento da Reserva de Nome Empresarial (Consulta de Viabilidade).

A obrigatoriedade do uso da nova Reserva de Nome Empresarial (Consulta de Viabilidade), bem como da nova FCN/RE será a partir do dia 04 de novembro de 2013, segunda-feira.

A Reserva de Nome (Viabilidade) será utilizada sempre para processos de inscrição ou constituição de empresas, bem como eventos relacionados à alteração de nome empresarial.

Já a FCN/RE deverá ser utilizada para todos os atos referente à inscrição, constituição, alteração e extinção de empresas.

A JUCERGS visa com a implantação do novo sistema minimizar, ainda mais, a entrada de processos que possam vir a ser colocados em exigências, no futuro, por colidência de nome empresarial.

O segundo maior ganho é que após o deferimento da Consulta de Viabilidade as informações coletadas poderão ser reaproveitadas para o preenchimento da FCN/RE, evitando assim refazer o preenchimento das informações. Esse processo possibilitará, no futuro, a integração com as Prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul para que elas possam também responder a consulta de viabilidade locacional, facilitando ainda mais a vida do empresário que pretende empreender.

Hoje a JUCERGS tem um novo desafio: difundir a pesquisa de Viabilidade no Estado o Rio Grande do Sul a exemplo da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG -, que através do Projeto Integrar (parceria entre a JUCEMG, Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI e SEBRAE) tem implantado novas sistemáticas com o objetivo de melhorar o ambiente de negócio das Juntas Comerciais do país e, agora, auxiliando também no fomento do desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul.

Aproveite, ficou muito mais ágil e fácil abrir seu negócio, as novas sistemáticas da JUCERGS podem ser acessadas através do Portal de Serviços acesse o link: portalservicos.jucergs.rs.gov.br/Portal.

Governo do Estado do Rio Grande do Sul
JUCERGS. Avenida Júlio de Castilhos 120, Centro - Porto Alegre RS. CEP 90030-130.
Fones: Geral - (51) 3216-7500, FAX - (51) 3216-7555
Atendimento (51) 3216-7502, (51) 3216-7504, (51) 3216-7506